Hello! It's me!

Primeiro vou desejar um "Feliz dia dos pais" pros papais de bicho (não importa a espécie). 
Hoje venho mostrar um petisquinho caseiro que bolei pros meus 3 peludos que amam (Luck, Nico e Luna). Tenho mais 2 cães, porem eles não são de aceitar muito bem coisinhas diferentes e brigam com o Luck... Por isso vivem separados. 
A receita é bem fácil, super saudável e é mil vezes melhor que um sachê/latinha cheio de conservantes, sódio e glutamato monossódico. 



Ingredientes:

2 peitos de frango ou 1 bife de fígado de boi (fiz os dois porque era o frango para os gatos e o fígado para o cachorro)
2 beterrabas
100g de folha de beterraba ou couve (usei as folhas de beterraba mas o couve é mais indicado)
1 mandioquinha 
1 batata doce pequena
1 copo do cozimento da carne e legumes (mas recomendo 2 copos porque ficou um pouco seco)
1 folha de manjericão (opcional)
1 colher de chá de azeite (opcional).


Modo de preparo:

Corte a carne e os legumes, cozinhe na panela de pressão a carne, a batata doce e a mandioquinha (muito importante comprar a carne em um local bom, cozinhar na panela de pressão evita que os animais peguem toxoplasmose pela ingestão de alimento contaminado). Lembrando que não se deve colocar sal ou temperos na carne.
Deixei até pegar a pressão, após isso desliguei o fogo e mantive ali por mais uns 10min.



Escorri a água (mantendo 1 copo do cozimento). Dividi os ingredientes para poder preparar o do cachorro e os do gato. Ficou assim: beterraba+mandioquinha+folha de beterraba+batata doce+manjericão+azeite+fígado+1/2 copo da água do cozimento para o cachorro e beterraba+mandioquinha+folha de beterraba+manjericão+azeite+frango+1/2 copo da água do cozimento para os gatos. Triturei no processador. 




Depois de triturado (pode fazer no liquidificador, mas precisa bater aos poucos pois alguns legumes são bem duros), só separar em potes para congelar e servir tranquilamente sem a preocupação de que vai estragar rápido. Aqui eu separei 4 colheres nos potinhos para dar 2 colheres diárias para cada. O de fígado realmente não rende muito. Pretendo variar pois percebi que os gatos estranharam a beterraba.




Quer fazer com alimentos diferentes?

Essa é uma lista com algumas opções:
Aviso: Alguns devem ser cozidos para evitar problemas, a batata inglesa/batata doce/mandioquinha/inhame/cará jamais devem ser dados crus. Ervilha não pode as em conserva, apenas a fresca.

  •     abobrinha
  •     abóbora
  •     aspargos
  •     batata
  •     batata-doce
  •     batata-inglesa (comum)
  •     batata-yacon
  •     berinjela
  •     beterraba
  •     brócolis
  •     cará
  •     cenoura
  •     chuchu
  •     couve-flor
  •     couve manteiga
  •     ervilha fresca (não em conserva)
  •     ervilha-torta
  •     espinafre
  •     inhame
  •     jiló
  •     mandioquinha
  •     manjericão
  •     nabo
  •     palmito
  •     pimentão (todas as cores)
  •     quiabo
  •     rabanete
  •     salsinha
  •     tomate
  •     vagem

Quer saber mais sobre alimentos diferentes que podem ser dados? Só acessar o site do  Cachorro Verde que você encontrará explicações sobre a alimentação natural, os alimentos permitidos, receitas e dicas. 
Espero que os pets de vocês gostem, aqui pretendo variar pois enjoam fácil com tudo kkk


19 Comentários

  1. Cara, amo você! Eu já tinha lido sobre caldo nutritivo, mas não ensinavam a fazer. Tentei com a Mia depois de ver que ela estava muito interessada nas cenourinhas que eu comia e folhas. Eu e a mãe acabamos desistindo depois de ter que jogar comida fora.
    Tô mandando o link pra minha mãe (pq eu não toco em carne/nao sei cozinhar) e vamos te falar de a Mia gostou <3

    Sucesso, beijos! Com carinho, Menina Borboleta.

    http://meniborboleta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conta sim!!!! Aqui eu achei super mais saudável né? Eu sou veg, mas como os pets precisam da carne na alimentação (cães nem tanto, mas gatos sim) eu acho super necessário preparar a alimentação deles da forma que o organismo deles pede. Detesto botar mão em cadáver, mas só de ver eles felizes... Super vale a pena kk

      Excluir
  2. Adorei a receita, vou testar com a minha cachorrinha, ela gosta dos sachês, nunca parei pra pensar nos conservantes, caseiro é muito mais saudável. É uma boa coisa pra se fazer para nossos bichinhos. Obrigada!

    Beijos,

    http://pinguimtagarela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que dica legal essa. Tenho cinco cachorrinhas e aposto que elas iam adorar essa receita. =)

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  4. Caramba, acho que nunca fiz algo tão elaborado para minha cachorra hehehe parece que o trem fica bom hein por isso que eles gostam tanto
    Beijos,

    Amanda
    http://talesandtalks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. ai que bacana! nao sabia que dava pra fazer algo tao legal asism em casa <3

    ResponderExcluir
  6. Gente que legal! Eu tenho um cachorro e uma gata. Costumo comprar um patê de frango, não gosto de sachê, mas ela de manhã come uma colher de chá, é bem pouco. Meu cachorro eu so mistura com ração quando não tem outra coisa porque já peguei ele mal acostumado, ele tem que comer comida de panela acredita nisso. Mas aí tem o arroz dele feito com cenoura que ele adora. Já a gata não, só come a ração.
    Poxa adorei mesmo, dá um petisco saudável pros nossos bichinhos, vou pegar a receita. Obrigada por compartilhar. bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
  7. Não sabia da existência dessas receitinhas caseiras para gatos ♥ Não tenho em casa, mas é sempre bom encontrar formas alternativas e nutritivas de alimentar nosso bichinho, né? Minha cachorrinha come de tudo rs, mesmo que regrada para não dar problema. Acho que até sua receita ela aceitaria rs. Mas achei bem bacana mesmo a ideia.

    ResponderExcluir
  8. Adorei essa dica de receita caseia para os dogs. Se a gente prefere comer comida fresquinha eles também preferem né <3

    ResponderExcluir
  9. Sensacional!!! Apareceu uma gatinha em casa e não tinha ideia de como cuidar dela! Comprei umas latinhas, mas realmente o valor é alto e não confio em coisas industrializadas. Tentarei fazer no fim de semana! Obrigada!!! :)

    ResponderExcluir
  10. Que legal, nunca tinha visto receitas assim para animais! Minha cachorrinha, infelizmente, só pode comer ração, ela já está super velhinha e qualquer outro tipo de alimento dá problemas de digestão para ela.
    Sucesso com a receita!
    xoxo

    ResponderExcluir
  11. Minha cachorrinha morreu a duas semanas, mas ela ia AMAR isso se tivesse tido a chance de comer... Tudo que colocava vegetalzinho no meio a danada devorava, era impressionante. Saudades dela!

    http://sweetluly.expressorosa.com/

    ResponderExcluir
  12. Amei D+! Será que meus gatos gostariam? Alguns são vidrados em saches, mas outros nem chegam perto...kkkk
    Vou tentar faz, obrigada por dividir essas dicas.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  13. saudável e gostoso para os bichinho *_* esses seus posts com dicas para cuidar dos animais de estimação são tão legais!

    muito criativo hehe beijos :*

    ResponderExcluir
  14. Que legal! Minha cachorrinha adora comer tudo, talvez eu faça um dia para ela <3

    ResponderExcluir
  15. Adorei a receitinha <3 Sempre que posso faço uns lanchinhos pros meus gatos. No início achei que não fossem gostar muito, mas eles adoram! Principalmente o peito de frango, posso fazer ele sem mais nada que eles comem tudo até acabar haha costumo fazer várias misturinhas com beterrada e abóbora também!

    ResponderExcluir
  16. Meu que top!!! Eu dou pra Belinha aqueles saches quando preciso dar remédio e, bom, não é saudável né? Mas nunca tinha realmente me tocado que poderia fazer algo gostoso e bom pra ela, vou tentar - não prometo nada pois meus finais de semana com ela são corridos kkkk mas vou pedir pra minha vó fazer, acho que ela vai amar! Mas melhopr fazer com frango pra render mais né? Achei lindos seus filhos comendo <3 e bom, os gatos tem bom gosto kkk não curto muito beterraba também!
    dezoitoemponto.com

    ResponderExcluir
  17. Eu sou super a favor de alimentação natural para bichos! Adoro esse tipo de receitinha, acho que faz muito melhor pra eles do que dar ração.

    blogdeclara.com

    ResponderExcluir
  18. Ah que dica bacana! Vou fazer pros pets aqui em casa. O cachorro já come carne junto com a ração, porque estava obeso tadinho haha então o vet recomendou diminuir a ração e substituir pela carne sem nenhum sal ou tempero. Não sabia que a beterraba fazia bem pra eles, legal pra ter uma alimentação mais natural :)
    Beijos

    ResponderExcluir