Hello! My blackbirds

Bem, esse tutorial eu nem ia fazer kkk Mas como ficou super legal o resultado, achei que seria interessante compartilhar aqui (só não tirei foto de todos os passos, por isso descrevi só algumas coisas que fizemos... sorry). 
Aviso: A foto da gaiola antiga é de quando comprei ela (também comprei usada), mas até eu trocar... Já tinha colocado escada, balanços, penduricalhos e túnel.


Vem conhecer melhor meus bicudos: 


Grão de Bico, apareceu no apartamento da minha tia e nunca procuraram por ele. Mora com a gente tem uns 2 anos, é muito arisco mas as vezes se rende. Aprendeu a sair da gaiola, comer perto e vir com a gente só de olhar o José.

 José, é filhotão ainda mas é doce e carinhoso. Super mansinho, cuidei dele no bico quando ainda não tinha muitas penas. Está gordo e safado, come tudo que vê pela frente e adora implicar com o Grão de Bico quando quer algo e faz birra.



Bem, posse irresponsável não tem desculpa! Eu tenho 2 calopsitas e percebi que a gaiola (mesmo com brinquedos que fui comprando ao longo do tempo) já não estava mais ok pois ficou pequena. Estou desempregada, não rola deixar as calôs soltas 24h (tenho gatos que amariam ter pássaros soltos em casa kkk) e uma gaiola nova é realmente cara. O que eu fiz? CORRI ATRÁS! Anunciei nos grupos da cidade e de repente apareceu uma moça com uma gaiola grandona, usada e baratinha. Junto com o boy, reformamos ela, comprei brinquedos, poleiros, bandejas e saiu mais barato que o mesmo modelo novo na loja.

Vamos ao passo a passo?

Materiais:

  • 1 gaiola velha/usada (minha gaiola é bem grande: 1m de altura sem o pé, por 60cm de largura por 45cm de comprimento, com o pé ela mede 1,70m de altura) - paguei 150,00;
  • Tinta spray multiuso ou tinta esmalte  (usamos cerca de 3 latas da menor que tinha na loja, foi a tinta esmalte que compramos) - paguei 7,00 cada lata;
  • Pincéis (se for usar tinta esmalte, compramos 2) - paguei 4,00;
  • Aguarrás (para limpar os pincéis e a mão) - paguei 12,00;
  • Poleiros/potes/brinquedos novos - saiu um total de 50,00 tudo;
  • Palito para mexer a tinta (pode ser qualquer palito, é usado com tinta esmalte);
  • Pote de plástico e saco plástico;
  • Lixa para metal (se a gaiola estiver muito enferrujada);
  • Panos;
  • Jornal velho.





1º Passo:

Primeiro limpamos a gaiola toda com um pano úmido e depois passe um seco, forramos o chão (se for usar tinta spray, precisa forra a parede tbm) com o jornal. Colocamos os sacos plásticos dentro dos potes plásticos para poder utilizar a tinta. Misturamos bem a tinta com o palito. Sempre que precisar limpar os pincéis ou as mãos (ou talvez as pernas e os braços que nem eu), só usar aguarrás.


2º Passo:

Lixe as partes enferrujadas da gaiola. Comece a pintar,  mas tome cuidado para não ficar grosso ou formarem gotas de tinta na grade (se for usar tinta esmalte).

 


 3º Passo:

Dentro da gaiola é a parte mais chata, mas não desanime! Espere toda a parte de fora secar (leva cerca de 1 dia pra ficar bem seco) e então deite a gaiola e pinte entrando pela parte de baixo ou abra as portas da gaiola (caso sejam bem grande como a minha) e pinte.



4º Passo:

A gaiola leva cerca de 1 dia para secar totalmente, mas você precisa esperar pelo menos 8 dias para colocar as aves nela. O cheiro pode não ser forte para nós, mas certamente é forte para eles. Depois de tudo pronto e ter passado o cheiro, coloque as coisinhas novas na gaiola. Aqui eu precisei comprar tudo novo, então cortamos os poleiros (medindo e marcando, cortamos com serrote). Não se esqueça de que brinquedos, escadas e balanços são super importantes pois não deixam a ave ficar entediada. Afinal, ninguém gosta de ficar apenas num lugar só né? Infelizmente não consegui um gif, os meninos são um pouco tímidos kkk
Dica: Se depois de seco ainda ficar gotas de tinta, você pode tirar com um estilete (só tomar cuidado para não tirar a parte que está ok).




Espero que tenha sido útil e que tenham gostado! Os meninos super aprovaram o espaço novo.

Veja também: Diy: Arranhador cone para gatos e Diy: Fonte para gatos



24 Comentários

  1. Que lindo, aposto que eles amaram, principalmente por ter sido feito com muito amor! Já mostrei pro meu namorado, tô ansiosa pra gente conseguir uma chinchila logo <3

    Sucesso, beijos! Com carinho, Menina Borboleta.

    http://meniborboleta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom que vocês podem reformar uma gaiola pra chin *0* Sério, sai bem mais barato do que comprar uma nova!

      Excluir
  2. Seu post me fez lembrar da época em que eu tinha 3 passarinhos aqui em casa. Eles eram azuis e fofos *_* mas, num belo dia, meu irmão menor decidiu que seria uma boa ideia deixá-los "respirar" um pouco; foi lá e abriu a gaiola! hahaha

    Tudo bem, depois do meu relato de vida, quero dizer que eu adorei seu post e essas ideias :) não é todo mundo que tem paciência pra isso, a maioria compra uma gaiola nova :~

    Beijos ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe já deixou minha calopsita fugir uma vez kkkk Sou contra o corte da asa, mas elas ficam soltas pelo meu quarto, cozinha e sala... Então tem que ficar atento mesmo. Tem que ter paciência mesmo, super cansa! Mas saiu bem mais barato que uma nova.

      Excluir
  3. Amo animais, só não tenho aves em casa pois me causa uma certa aflição em vê-las presas sem poder voar. Minha amiga tem duas calopsitas lindas, vou falar pra ela ler seu post. Também tenho uma amigo apaixonado por pasarinhos, ele tem muitos. Muito interessante, diferente, nunca tinha lido nada parecido. Parabéns! Temos que reformar porque ficar gastando em tempos de crises não dá mesmo né.
    Ah seus bicudos são lindos! bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou relutante para ter aves exatamente por causa disso, os meninos ficam soltos quando posso olhar... Tenho 2 gatos e não da pra deixar eles soltos 24h. Fiz a publicação exatamente porque tive que fazer o que eu achei que era certo, não achei nenhum tutorial legal pra explicar.

      Excluir
  4. Meu namorado também tem dois calopsitas, um macho e uma fêmea, na verdade é da irmã dele. Essa dica é bem legal, seria muito bom para eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom pois mostra que um alojamento adequado, não precisa ser o olho da cara.

      Excluir
  5. Cara que massa! Taí um DIY que eu nunca havia visto por aí. Aqui em casa tem um canario e a gaiola dele já ta bem judiada, vou aproveitar e dar uma customizada nela! Adorei o DIY! <3
    Beijos! Ah, calopsitas são puro amor, ne ? <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz exatamente porque não achei nada quando procurei kkk Boa sorte com a reforma ai! E sim! As calopsitas são tão amorosas *-*

      Excluir
  6. Nossa, gostei mesmo! É lindo ver quem realmente se importa com seus bichinhos ❤ adorei os dois, ainda mais os nomes deles haha beijo!

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente, que amor de bichinhos, moça!!! Eu sempre tive vontade de ter uma calopsita. São animais tão lindinhos, rs. ❤ Bom, sobre sua ideia de reformar a gaiola, estou encantada. Muito criativo da sua parte. Eu nunca tinha visto algo parecido, serio. E tenho certeza de que seus bichinhos realmente amaram ❤

    ResponderExcluir
  8. Owwn, que amor! Adorei a dica, a gaiolinha ficou super linda! :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Que lindo, amei. O mais bonito é ver o quanto você se importa com os seus bichinhos <3
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
  10. O seu post com o passo-a-passo da reforma é muito amor...
    Quando era menor, tive passarinhos, mas depois que pesquisei a respeito, respeito os pássaros de longe. Sou contra a engaiolá-los. haha Gosto da liberdade que eles possuem!
    Beijão!

    www.plataformaviajante.com.br

    ResponderExcluir
  11. Que pássaros lindos! Confesso que nunca imaginei me deparar com um DIY de reformas de gaiola, bem original! E pensar que muita gente neglicencia isso! Gostei mesmo! Acho muito triste ver pássaros estressados em gaiolas, sempre é bom pensar no bem estar deles e colocar itens que vão fazê-los mais livres.
    Beijo

    Juhlihipy

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem? Que amor de post. Fiquei encantada com seus bicudos. Nunca tive esse tipo de passarinho, mas meu pai ama canários (acho que é isso rs). Ele cuida das gaiolas, coloca comidinha, coloca no sol, é muito bonitinho vê-los cantando <3 Adorei a dica de reforma, super criativa, eles devem ter adorado muito. Beijos, Érika ^-^

    ResponderExcluir
  13. Amei esse diy! Vou reformar a gaiola daqui agora mesmo!
    Beijos,
    www.hitsdomomento.com

    ResponderExcluir
  14. Gente, adorei ela dicou super lindinha e eles são umas fofurinhas!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá Isa, tudo bem?
    Que lindas as suas calopsitas! ♥ Aposto que elas ficaram super contentes com essa gaiola reformada e cheia de coisinhas para distrai-las.
    O resultado do seu trabalho ficou maravilhoso, parabéns!
    Beijos :*

    www.midnight-skies.com

    ResponderExcluir
  16. gostei muito,amei os bichinhos,voce é super criativa

    ResponderExcluir
  17. Que lindas calopsitas! Acho que elas devem ter amado a "casinha" de cara nova rsrs, amaram mais ainda por ter sido feita com muito carinho rsrs, vc é muito criativa! Bjuus!

    ResponderExcluir
  18. Ai que amorzinho Isa, pera, cê é veterinária? Meus poblemas estão acabados! hhahah
    Eu tinha uma calô mas ela me odiava, e ele foi morar com a minha tia porque ela tinha outra, então com a outra ele se dava bem mas com humanos ele odeia todos hausahushsa mas to querendo outra pra ficar comigo em SP, queria muito uma albina, verdade que elas morrem antes ?? :(
    ficou linda a gaiola! Vou fazer isso quando tiver outra, o Toby tinha um monte de brinquedos mas odiava tudo, ele é um pássaro emburrado e bravo tadinho kkk
    dezoitoemponto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda to cursando kkk mas posso te ajuda na area de exóticos pq entendo bem <3 Então, as albinas são mais sensíveis mas não morrem antes. Algumas aves são bem rabugentas e não gostam de humanos kk como o caso do Grão de Bico. Quando vc for pegar outra, me chama que te passo umas dicas!

      Excluir